Nos últimos anos, tem havido interesse em investigar o potencial do vinagre, especialmente o vinagre de maçã, na queima de gordura e prevenção do acúmulo de gordura corporal.
O vinagre é um ingrediente antigo da medicina tradicional, utilizado para tratar uma ampla gama de doenças. A pesquisa científica moderna sugeriu que o ácido acético, seu principal componente, pode ajudar a controlar a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue e a acumulação de gordura.
Em 2009, pesquisadores japoneses apresentaram evidências sugerindo que o uso regular de vinagre pode ter benefícios na prevenção do acúmulo de gordura corporal e aumento de peso. Essas descobertas reforçam a antiga reputação do consumo de vinagre como um remédio tradicional para promover a saúde.
No estudo, ratos de laboratório que consumiram uma dieta rica em gordura juntamente com ácido acético (encontrado no vinagre de maçã) apresentaram uma redução significativa na quantidade de gordura corporal em comparação a outros ratos. Especificamente, esses ratos apresentaram uma redução de cerca de 10% na quantidade de gordura corporal.
Outro estudo recente mostrou que ratos de laboratório que receberam uma dieta alta em gordura em conjunto com ácido acético desenvolveram significativamente menos gordura corporal (menos 10%) do que outros ratos.
De forma importante, a nova pesquisa proporcionou novas provas que levam a crer que o ácido acético age contra a gordura, ativando os genes das enzimas oxidativas dos ácidos gordos. Os genes ativam proteínas envolvidas na desintegração da gordura, suprimindo assim a acumulação de gordura corporal no organismo.
Muitas empresas utilizam essas informações em campanhas de marketing, promovendo o vinagre de maçã como um produto que ajuda a perder peso e a manter uma faixa de peso saudável. No entanto, é importante lembrar que a ciência por trás dessas afirmações é limitada e ainda requer mais pesquisas para ser conclusiva.
Qual é a evidência científica?
Muitos estudos sobre a relação entre vinagre e perda de peso são conduzidos em animais, principalmente em camundongos e ratos. Os estudos mostram que o ácido acético, o principal componente do vinagre de maçã, pode suprimir o acúmulo de gordura corporal e distúrbios metabólicos em ratos obesos.
No entanto, é importante lembrar que camundongos não são humanos e ratos não são mulheres, portanto essas descobertas são limitadas. Estudos em humanos são poucos, o que limita sua validade. Alguns estudos sugerem que o vinagre pode promover a saciedade e ajudar a reduzir a ingestão calórica diária. Mas, as amostras são pequenas e os estudos são muito limitados, portanto, as conclusões ainda são inconclusivas.
Um estudo de 2005 realizado com 12 pessoas descobriu que os participantes se sentiam mais satisfeitos quando consumiam vinagre junto com uma refeição que incluía pão. Outro estudo, em 2013, com 16 participantes, encontrou o mesmo resultado, mas apenas porque o vinagre causava náusea quando ingerido. Portanto, a promoção do vinagre como um inibidor natural do apetite não parece ser apropriada, concluíram os autores.
Um estudo bastante citado que explorou uma possível conexão entre vinagre e perda de peso foi realizado em 2009, com 175 japoneses obesos com idades entre 25 e 60 anos, divididos em três grupos. Para ser considerado obeso de acordo com os padrões japoneses, o índice de massa corporal (IMC) de cada indivíduo deveria estar entre 25 e 30. Nos Estados Unidos, as pessoas não são consideradas obesas até que seu IMC ultrapasse 30. Qualquer pessoa com colesterol alto, diabetes ou que estivesse tomando medicamentos foi excluída do estudo.
Durante um período de 12 semanas, todos os dias, os grupos consumiram uma bebida contendo uma colher de sopa de vinagre, duas colheres de vinagre ou nenhuma quantidade de vinagre. Ao final dos três meses, aqueles que consumiram qualquer quantidade de vinagre apresentaram um peso corporal menor, um índice de massa corporal menor, menos gordura visceral, menor medida de cintura e níveis mais baixos de triglicerídeos em comparação com o grupo que não consumiu vinagre.
Isso pode parecer fantástico, mas se olharmos de perto a quantidade de peso perdido, perceberemos que foi bastante pequena. Apenas de 1 a 2 quilos em três meses em relação ao grupo que não consumiu vinagre. A maioria das dietas apresentam resultados muito melhores. Portanto, você certamente teria que fazer muitas outras coisas para obter uma perda de peso significativa.
Regulando os níveis de açúcar no sangue
Um estudo descobriu benefícios significativos do vinagre para controlar os níveis de açúcar no sangue. Durante anos, diversos estudos têm mostrado que o vinagre ajuda a controlar os picos de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 e naquelas que são pré-diabéticas, também conhecidas como resistentes à insulina, e até mesmo apresentando um pequeno benefício no controle desse açúcar em indivíduos saudáveis.
Mesmo o vinagre apresentando um impacto significativo em todos os grupos, o grupo que mais se destacou foi o grupo pré-diabético. Em pré-diabéticos, a glicose caiu um pouco e continuou assim, o que pode significar que este é o grupo que mais poderia se beneficiar.
Teoricamente, o ácido acético parece ser capaz de interferir nas enzimas responsáveis por quebrar as moléculas de amido. Essa resposta anti-glicêmica pode ser induzida por qualquer tipo de vinagre, como de vinho tinto e branco, de romã ou mesmo destilado branco. É o ácido acético presente no vinagre, não o de onde ele é produzido, que permite esses resultados.
Além disso, é possível que o bloqueio da absorção do amido também possa ajudar na perda de peso. Se o ácido acético está interferindo na quebra do amido, significa que ele não está sendo digerido e, consequentemente, não é absorvido pela corrente sanguínea e, portanto, não contribui para as calorias.
Porém, mesmo com a promessa do ácido acético, nada está definido ainda. Pode ser que outros elementos da cidra de maçã e outros tipos de vinagre também desempenhem um papel importante. É preciso levar em consideração os traços de produtos químicos no vinagre, que variam de acordo com o local onde cada marca foi fermentada.
Serão necessários ensaios científicos randomizados maiores para provar qualquer relação entre vinagre e perda de peso, e especialmente entre vinagre e diabetes ou riscos cardiovasculares. Até lá, não há mal em usar vinagre para controlar os níveis de açúcar no sangue após refeições ricas em amido. Afinal, vinagres balsâmicos e de vinho fazem parte da dieta mediterrânea, há muito tempo associada à saúde do coração e outros benefícios.
Artigos populares
O segredo do meu emagrecimento é o NEAT!
Por Coach Montanha em 16/10/2022
O que fazer para ter um envelhecimento saudável
Por Coach Montanha em 06/10/2022
Balança: A Máquina Maligna da Indústria Fitness
Por Coach Montanha em 09/09/2022
Será que a fadiga mental influencia a performance?
Por Coach Montanha em 07/10/2022
Alguns benefícios do Jejum Intermitente.
Por Coach Montanha em 29/09/2022
Quer emagrecer muito rápido? Invista no EPOC!
Por Coach Montanha em 29/08/2022
Criado com ©systeme.io
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.