
A técnica Pomodoro foi desenvolvida por Francesco Cirillo e tem o objetivo de propor uma ferramenta de gestão do tempo, visando melhorar a produtividade.
Graças a ela é possível:
● Aliviar a ansiedade em relação ao futuro;
● Aumentar o foco e a concentração ao diminuir o número de interrupções;
● Ampliar a consciência sobre as próprias decisões;
● Impulsionar a motivação e mantê-la constante;
● Sustentar a determinação para atingir objetivos;
● Refinar o processo de estimativa em termos qualitativos e quantitativos;
● Aprimorar processos de gerenciamento do tempo para atividades como estudo, trabalho ou treino;
A Técnica Pomodoro baseia-se em três elementos principais:
● Uma maneira diferente de ver o tempo, que não mais se apoia no conceito de fluxo ininterrupto. Isso alivia a ansiedade e leva a uma maior eficiência pessoal.
● O melhor uso da mente, permite um pensamento mais claro, consciência mais ampla e foco mais aguçado, ao mesmo tempo que facilita o aprendizado.
● O uso de ferramentas simples e discretas, isso reduz a complexidade da aplicação da técnica. Ao mesmo tempo, favorece a continuidade e nos permite concentrar esforços nos objetivos que queremos alcançar. Muitas técnicas de gerenciamento de tempo não dão certo porque criam mais um nível de dificuldade para a já complexa tarefa em questão.
O pomodoro marca a passagem do tempo, então é uma medida temporal. Pensando nisso, o pomodoro tradicional, tem 30 minutos de duração: sendo 25 minutos de trabalho e 5 minutos de pausa. Com essa convenção temporal em mente, agora você deve estimar o número de pomodoros disponíveis em um dia para concluir com sucesso suas atividades.
Se for necessário, para concluir atividades curtas e rápidas você pode agrupá-las, tornando o seu pomodoro mais produtivo. Evite ao máximo introduzir na sua programação, atividades em excesso. Com isso você evitará exceder o número de pomodoros disponíveis em um dia.
Para colocar a Técnica Pomodoro em prática, você precisa apenas de:
● Um timer de cozinha ou o que existe em seu smartphone.
● Uma planilha com as suas Tarefas do Dia, preenchida pela manhã e que inclua:
- Uma lista de coisas a fazer durante o dia, em ordem de prioridade;
- A quantidade de pomodoros que você precisará para concluir cada uma dessas atividades
- Uma coluna intitulada “Não planejadas & urgentes”, na qual qualquer atividade inesperada que precise ser resolvida deve ser listada assim que surgir.
Pronto, agora você já poderá começar a realizar as suas tarefas!
Porém, atente para o fato de que, após iniciar o seu pomodoro, ele não pode ser interrompido, pois ele marca 25 minutos de trabalho contínuo. Também não poderá pode ser dividido (não existe meio pomodoro ou um quarto de pomodoro, sendo, portanto o pomodoro indivisível).
Se um pomodoro é interrompido por alguém ou alguma coisa, ele perde a validade e será considerado nulo, devendo então ser recomeçado.
Quando o timer tocar, marque um “X” ao lado da atividade que estiver fazendo e faça uma pausa de 3 a 5 minutos. O fim da contagem do tempo do timer indica que a atividade atual está obrigatoriamente suspensa. É proibido continuar a tarefa “só mais uns minutos”, mesmo que você esteja certo de que naqueles poucos minutos vai concluir a tarefa em questão.
Você deve, a cada quatro pomodoros, fazer uma pausa de 15 a 30 minutos, para aliviar o estresse atencional.
Ao conhecer a Técnica Pomodoro surge, à sua frente, um caminho de aprimoramento que envolve disciplina, observação e diversão. Programar o timer e trabalhar segundo a técnica, vai lhe trazer resultados positivos mesmo antes de você atingir o primeiro dos seus objetivos.
A possibilidade de afetar diretamente seu processo de estudo, trabalho ou treino, te guiando para o aprimoramento vai estimula seu interesse pessoal
em realizar as atividades de maneira sempre positiva.
Mas, o que pode te ajudar a dar o próximo passo?
Aqui vão algumas sugestões para mantê-lo no caminho do aprimoramento, passo a passo:
1 - Todo pomodoro é importante. O objetivo da técnica é desenvolver uma consciência pessoal do tempo, isto é, tornar-se consciente de cada um dos seus próximos passos. A cada passo você fortalece o desenvolvimento dessa consciência.
2 - A observação exige esforço e disciplina. Você precisa coletar informações sobre como trabalha – e de maneira sistemática. É ótimo nos surpreendermos com nossas melhorias e nos livrarmos de ilusões ao longo do caminho.
3 - Você não precisa competir com o tempo. O tempo é apenas uma ferramenta a favor do seu trabalho, se for usado de maneira consciente. Consciência é o objetivo, e tempo é a ferramenta. Você competiria com um martelo? Não há motivo. Em alguns casos, você pode querer ganhar do tempo; por exemplo, quando sente que precisa terminar um grande número de pomodoros ao final do dia para bater alguma meta. Pode ter certeza que ao fazer isso você sai no prejuízo. Lembre-se: o próximo pomodoro será melhor.
4 - Faça pausas. A pausa é o elemento estrutural mais importante da Técnica Pomodoro. Ela permite que você se afaste por um momento, perceba a fadiga e decida se deve continuar ou parar. Após a pausa, você começará o próximo pomodoro com maior clareza e vontade de trabalhar. As pausas nos tornam mais produtivos.
5 - Atinja um objetivo por vez. A Técnica Pomodoro é dividida em séries de objetivos progressivos. Alcançar cada objetivo com sucesso exige dedicação consciente e êxito nos objetivos anteriores. Para determinar se você realmente alcançou um objetivo e assim evitar decepções, pode ser útil pensar se as melhorias esperadas foram obtidas ou não. Se você perceber que não consegue atingir determinado objetivo com facilidade, pergunte-se se colocou em prática os objetivos anteriores de maneira completa e consciente. Pare de trabalhar em um objetivo até ter alcançado os anteriores.
Vá com calma. Sua meta não é alcançar todos os objetivos da Técnica Pomodoro no menor tempo possível; isso é apenas outra maneira de competir com o tempo. Vá com calma. Não há por que correr. Faça tudo no seu tempo.
#tmj
Artigos populares
Criado com © systeme.io
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.