
O excesso de insulina pode afetar homens e mulheres de maneiras diferentes.
Nos homens, um nível elevado de insulina normalmente causa uma elevação da atividade de uma enzima aromatase em suas células de gordura, o que faz com que mais e mais do seu hormônio masculinizante, a testosterona, seja convertido em estrogênio, hormônio feminino.
Se esta tendência continuar por muito tempo você acabará vendo um aumento nos depósitos de gordura em áreas mais "femininas", como seu abdômen e até na sua região peitoral, (ficando com a aparência de seios), para não mencionar o impacto negativo sobre o seu desejo sexual e sua função erétil.
As mulheres também são vulneráveis à sobrecarga de insulina. Nelas, a mesma enzima aromatase aumenta a conversão de estrogênio em testosterona. Como resultado, insulina elevada pode levar a tais efeitos encantadores como maior armazenamento de gordura no abdômen, encolhimento e aumento da flacidez nos seios, crescimento anormal de pelos em regiões mais masculinas, acne e queda de cabelo, seguindo um padrão mais masculino.
Para piorar a situação, nossos corpos normalmente respondem a essa sobrecarga desagradável nos fazendo pensar que estamos com fome o tempo inteiro, que por sua vez dispara a necessidade de ingestão de mais e mais alimentos ricos em açúcares e carboidratos simples (normalmente processados). Isso acaba nos deixando presos em um círculo vicioso de desequilíbrio hormonal, para não mencionar o absurdo ganho de peso. E isso não é nada bom!
Mas não para por aí! Como a insulina também influencia a absorção de sódio nos rins, um excesso deste hormônio pode causar uma grande reter de água subcutânea, fazendo com um você sinta-se inchado, parecendo aquele bonequinho da Michelin, que por mais bonitinho que seja, definitivamente, não é um modelo-padrão de saúde.
Para reduzir a sobrecarga de insulina duas coisas podem ser feitas de forma urgente e instantânea:
● Elimine o açúcar. Os efeitos destrutivos do açúcar na saúde humana já foram explorados por muito fisiologistas e nutricionistas, mas muitas pessoas ainda insistem em seu uso desmedido. Não existe nenhuma necessidade real de consumo de açúcar, por isso o elimine o mais rápido possível da sua dieta, evitando assim seus malefícios.
● Elimine a ingestão de alimentos processados. A praticidade da vida moderna trouxe esse grande veneno para a alimentação da população. É através dos alimentos processados que grande parte das toxinas entra em nosso organismo, fora a imensa quantidade de carboidratos simples, calorias vazias e estimulantes insulínicos adicionados nos lanches.
Você já tinha noção de que o desequilíbrio de insulina poderia causar todos esses efeitos negativos na sua saúde? Me conte nos comentários.
#tmj
Artigos populares
Criado com © systeme.io
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.