Na década de 1980 a mídia literalmente fez uma lavagem cerebral para que todos acreditassem que toda gordura era ruim e que era a causadora principal dos problemas de obesidade e de saúde.
Isso deu origem a proliferação de uma grande variedade de alimentos "livres de gordura" em conjunto com uma difusão generalizada da prática da contagem das gramas de gordura, com o objetivo de mantê-la no mínimo possível. Contudo, contar o total de gramas de gordura é uma técnica antiquada de perda de peso. A chave para perda de gordura é reduzir o consumo das gorduras ruins e também reduzir a ingestão de açúcar refinado.
Muitos alimentos livres de gorduras são quase 100% compostos por açúcar refinado. Os açúcares refinados são os “maus carboidratos” da pior espécie. De todos os "vilões" nutricionais, os carboidratos refinados (açúcar branco, farinha branca, doces e produtos de panificação enriquecidos) são os piores de todos; sem dúvida muito mais do que as gorduras. De fato, o açúcar refinado e outros alimentos processados provavelmente são os responsáveis pela pobre saúde precária e obesidade do que qualquer outro fator isolado.
Se você fizer apenas duas coisas a partir de hoje; (1) remover as gorduras saturadas e processadas (trans); e (2) remover os açúcares processados, a diferença em sua saúde, seus níveis de energia e seu nível de gordura corporal irá simplesmente surpreender você!
Você pode até se perguntar se o açúcar refinado realmente é ruim assim, causando tanto mal. Depois de tudo, se sua ingestão de calorias se encontram em um nível de manutenção, que mal pode fazer uma pequena barra de doce? Bem, essa "pequena barra" de doce, se acrescenta ao longo do tempo. O brasileiro médio consome inacreditáveis 54,7kg de açúcar refinado a cada ano. A expert em açúcar, Dra. Nancy Appleton, autora do livro Lick the Sugar Habit, avisa que o pesado consumo de açúcar faz muito mais mal do que a maioria das pessoas imagina. De fato, a Dra. Appleton tem contato um total de 108 razões do por que o açúcar refinado vai causar estragos em seu corpo!
As doze razões mais importantes para se evitar o açúcar:
• Açúcar refinado pode ser um fator contribuinte para o ganho de gordura corporal.
• Açúcar refinado pode aumentar o mau colesterol, LDL.
• Açúcar refinado pode diminuir o bom colesterol, HDL.
• Açúcar refinado pode aumentar os triglicérides.
• Açúcar refinado pode suprimir seu sistema imunológico.
• Açúcar refinado pode depletar minerais importantes do seu corpo.
• Açúcar refinado pode contribuir para o desenvolvimento de numerosos tipos de câncer.
• Açúcar refinado pode causar hipoglicemia.
• Açúcar refinado pode diminuir o hormônio do crescimento (GH).
• Açúcar refinado pode contribuir para a diabetes.
• Açúcar refinado pode causar alergia alimentar.
• Açúcar refinado pode aumentar a insulina sérica.
Como você pode ver nessa lista, o impacto na obesidade e nos problemas de saúde podem ser devastadores.
Cuidado com os açúcares refinados escondidos.
Pequenas quantidades de açúcar refinado estão escondidos em alimentos que talvez você sequer nunca tenha pensando, como molhos sem gordura para saladas, molhos para carnes, ketchup, molho de oxicoco, pão integral, cereais integrais e tantos outros alimentos para serem mencionados. Isso torna difícil e irreal para você conseguir eliminar 100% do açúcar da sua dieta. O que você deveria fazer é se esforçar para cortar sua ingestão de açúcar refinado o máximo possível, especialmente de fontes óbvias como doces, refrigerantes, sorvetes, biscoitos e o próprio açúcar branco.
Referências
Artigos populares
O segredo do meu emagrecimento é o NEAT!
Por Coach Montanha em 16/10/2022
O que fazer para ter um envelhecimento saudável
Por Coach Montanha em 06/10/2022
Balança: A Máquina Maligna da Indústria Fitness
Por Coach Montanha em 09/09/2022
Será que a fadiga mental influencia a performance?
Por Coach Montanha em 07/10/2022
Alguns benefícios do Jejum Intermitente.
Por Coach Montanha em 29/09/2022
Quer emagrecer muito rápido? Invista no EPOC!
Por Coach Montanha em 29/08/2022
Criado com ©systeme.io
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.