
Agora eu achei a resposta para a pergunta que intriga os entusiastas do treinamento: por que treinar bíceps, ombros ou qualquer outro grupo muscular em frente a um espelho é tão satisfatório? De acordo com Satoshi Hirose, pesquisador da Universidade de Kyoto, é possível gerar mais força em um movimento se puder ver o movimento que está realizando.
Hirose conduz pesquisas no campo da influência da informação visual no funcionamento dos músculos. Em uma pesquisa experimental publicada no "Neuroreport", Satoshi Hirose colocou 16 voluntários para contrair uma espécie de mola. As sessões de contração duraram um minuto e, durante esse período, os voluntários do estudo tiveram que contrair a mola 90 vezes. A força que os voluntários desenvolveram foi registrada.
Os voluntários sentaram-se em frente a uma tela, onde Hirose então projetava imagens de uma mão que estava contraindo e relaxando no mesmo ritmo que os indivíduos tinham que contrair. Os voluntários também viram imagens do rosto tensos e relaxados de Hirose, fotos de um pé contraindo e relaxando, e de uma bola grande e depois uma pequena. A figura abaixo ilustra essa dinâmica.

Observar a mão contraindo e relaxando aumentou a força dos voluntários do estudo enquanto eles apertavam a mola. O estudo demonstrou que visualizar quaisquer outras imagens não provocou nenhum tipo de alteração estatística significativa. As imagens só estimularam a força se os indivíduos testados as observassem na hora certa – por isso, eles viram a imagem da mão contraindo ao mesmo tempo em que apertavam a mola.
Hirose concluiu que é mais eficiente trabalhar determinados músculos se pudermos vê-los trabalhando.
Eu, particularmente, acredito que essas descobertas também são interessantes para atletas, que podem aumentar a qualidade de seus treinos de força observando seus músculos em movimento durante as sessões de treinamento.
Porém, defendo claramente os benefícios da estimulação da melhora da propriocepção, que é a capacidade de perceber e compreender a posição do corpo e seus movimentos no espaço. Essa percepção é mediada por receptores sensoriais chamados proprioceptores, que estão presentes nos músculos, tendões e articulações.
Estimular a propriocepção é especialmente importante pois ajuda a prevenir lesões e melhorar o desempenho em atividades esportivas e físicas, o que tem uma imensa serventia para o público em geral.
Artigos populares
Criado com © systeme.io
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.