Costumo dizer: “Não se trata apenas de intensidade”, considerando que o treinamento de alta intensidade é amplamente visto como uma maneira de levantar cargas altas. O conceito de intensidade é distorcido na atividade física. A intensidade tem mais a ver com a percepção do esforço durante o treino do que com a quantidade de peso que consigo levantar durante os exercícios que estou fazendo.
A pessoa que levanta alguns quilos na academia é a mesma que chora (às vezes literalmente) com menos da metade do peso corporal, isso expõe suas fraquezas. São os compensadores.
Os compensadores são aqueles que sacrificam bons padrões motores por padrões falhos para poder treinar com mais carga. Apresentando assim um desempenho inferior.
Em suma, adicionar uma carga pesada a uma técnica mal-executada inevitavelmente leva a lesões. Tenho certeza que você vai se lembrar de dores nos ombros após infinitas repetições de Press (desenvolvimento), ou dores nos quadris ou joelhos após um intenso “treino de pernas”.
Não sou contra cargas altas, em vez disso sou fã de treinos de “alta intensidade”, desde que atendam aos padrões mínimos corretos. Não culpe os fisiculturistas, os atletas de crossfit ou os levantadores de peso, afinal, esse é um meio pesado! Somos principalmente encorajados pelo nosso ambiente a assumir cargas crescentes, como “todo treino tem que aumentar a carga para ter efeito”.
Pior de tudo, torna-se um ciclo vicioso onde cada vez mais padrões bons são substituídos por padrões ruins, e o corpo se acostuma com essa realidade. Como é difícil salvar bons padrões! Primeiro porque eles não querem aliviar sua carga, por razões óbvias, e segundo porque pode ser demorado e às vezes mais doloroso do que o treinamento de costume.
Finalmente, tente experimentar consigo mesmo, como um desafio, exercícios menos carregados (mas não menos intensos), como o agachamento livre unilateral ou o supino unilateral, ou até mesmo movimentos com kettlebells, e observe seu desempenho se tiver dificuldades para realizar com boa técnica e magnitude.
Você pode até não se sentir tão forte, mas ao mesmo tempo verá novos horizontes em seu treinamento.
Seja forte! Treine com eficiência!
#tmj
Artigos populares
O segredo do meu emagrecimento é o NEAT!
Por Coach Montanha em 16/10/2022
O que fazer para ter um envelhecimento saudável
Por Coach Montanha em 06/10/2022
Balança: A Máquina Maligna da Indústria Fitness
Por Coach Montanha em 09/09/2022
Será que a fadiga mental influencia a performance?
Por Coach Montanha em 07/10/2022
Alguns benefícios do Jejum Intermitente.
Por Coach Montanha em 29/09/2022
Quer emagrecer muito rápido? Invista no EPOC!
Por Coach Montanha em 29/08/2022
Criado com ©systeme.io
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.