Existe uma razão para evitar a inflamação no seu corpo. O ganho de gordura pode aumentar a inflamação sistêmica de baixo grau, levando a uma série de problemas de saúde. Todo já mundo sabe disso, mas agora temos outro motivo para evitar ganhar peso: a inflamação resultante torna tudo, menos junk food, ruim. Este é um círculo vicioso. No livro The End of Overeating, o Dr. David Kessler escreve sobre alimentos superpalatáveis – alimentos processados projetados para estimular o sistema de recompensa do cérebro. Esses junk foods são misturas poderosas de açúcar, gordura e sal. Essas coisas não são tão poderosas sozinhas, mas combinadas, as três criam um ciclo de feedback que nos leva a comer demais, desencadeia desejos e faz querer mais!
Um estudo recente mostra que o resultado final de comer muita comida saborosa – aumentando a gordura – pode até alterar o sabor dos alimentos. Os pesquisadores pegaram um grupo de camundongos e os engordaram. Então eles estudaram suas minúsculas papilas gustativas. Surpreendentemente, camundongos obesos tinham 25% menos células de papilas gustativas do que camundongos magros. Os pesquisadores concluíram que a inflamação associada ao aumento da gordura reduz o número de papilas gustativas na língua. Eles observaram: "…a inflamação de baixo grau induzida pela obesidade reduz o número de papilas gustativas no tecido gustativo em camundongos, interrompendo o equilíbrio da renovação celular e morte – uma possível causa de disfunção do paladar em pessoas obesas". Uma papila gustativa humana (ou célula gustativa) morre e se regenera rapidamente; sua vida útil média é de apenas algumas semanas. Portanto, esse efeito é reversível com a perda de peso. Mas se você continuar adicionando gordura, você regenerará cada vez menos células das papilas gustativas. Você pode estar pensando: “Isso aconteceu nos ratos, quem garante que vai acontecer com um humano?”. Existem razões para a escolha dos ratos, seja pelo seu tamanho, reprodução rápida, vida estimada em 3 anos (possibilitando que várias gerações de ratos sejam observadas em curtos períodos de tempo). Além disso, segundo o Instituto de Pesquisas do Genoma Humano, os ratos são praticamente idênticos geneticamente, o que ajuda na uniformização dos resultados dos testes e também, nas características comportamentais, os ratos são parecidos com os humanos. A anatomia, fisiologia e a genética já são bem conhecidas pelos cientistas, o que torna mais fácil entender quis mudanças no comportamento dos ratos são causadas pelas alterações avaliadas nos estudos.
E como isso me afeta?
Converse com um cara obeso e ele muitas vezes lhe dirá que, ironicamente, nem gosta mais de comida natural. Agora sabemos parte do motivo: a comida de panela não tem um gosto tão bom porque ele tem menos células das papilas gustativas. Podemos teorizar que isso é parte do motivo pelo qual as pessoas obesas procuram alimentos cada vez mais gordurosos e açucarados – esses alimentos com sabor intenso têm um sabor normal para eles. Uma pessoa magra pode achar uma banana doce e uma torta enjoativa, mas um obeso não sentiria a doçura natural de um pedaço de fruta, e isso não seria satisfatório.
Isso pode se tornar um problema, mesmo para a pessoa não obesa que gosta muito de junk-food – ou um fisiculturista em uma dieta de bulking. Quanto mais gordo você ficar, mais doçura você precisará para satisfazer seu “apetite” e mais difícil será desfrutar de alimentos saudáveis. Mas à medida que você perde gordura corporal, você desenvolve mais papilas gustativas e fica mais sensível a sabores saudáveis. Seguidores da dieta Paleo, relatam efeitos semelhantes: após 28 dias de dieta, alimentos saudáveis que antes nem gostavam começaram a ter um sabor delicioso, tornando sua perda de gordura mais sustentável.
Muitos biólogos evolucionistas acreditam que o chamado paladar de bebê existe não para fazer você desejar doces e cereais infantis, mas para desfrutar de alimentos integrais mais doces. Faz sentido. Se você não tiver um “receptor” para frutas, não as comerá e perderá nutrientes importantes e outras guloseimas. O paladar existe para garantir a diversidade nutricional. Infelizmente, suas papilas gustativas são sequestradas pelo açúcar refinado.
Torne a comida saudável boa de novo.
Esta pode ser outra desvantagem de junk food. Quanto mais você consumir, menos satisfação terá com alimentos nutritivos. Você provavelmente não perderá 25% de suas papilas gustativas, mas pode reduzi-las pouco a pouco à medida que ganha gordura corporal. Alimentos saudáveis podem começar a ter um gosto ruim, tornando a perda de gordura mais dolorosa. A mensagem é clara. NÃO ENGORDE! Não seja um fã de junk food. Tudo isso pode ser revertido com uma alimentação saudável devido à constante regeneração das papilas gustativas. Você só terá que manter o foco numa dieta saudável até que as novas células se proliferem de novo.
#tmj
Artigos populares
O segredo do meu emagrecimento é o NEAT!
Por Coach Montanha em 16/10/2022
O que fazer para ter um envelhecimento saudável
Por Coach Montanha em 06/10/2022
Balança: A Máquina Maligna da Indústria Fitness
Por Coach Montanha em 09/09/2022
Será que a fadiga mental influencia a performance?
Por Coach Montanha em 07/10/2022
Alguns benefícios do Jejum Intermitente.
Por Coach Montanha em 29/09/2022
Quer emagrecer muito rápido? Invista no EPOC!
Por Coach Montanha em 29/08/2022
Criado com ©systeme.io
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.