Emagrecer pode ser difícil, mas manter o peso após uma dieta é ainda mais complicado. É muito comum, em apenas um ano, acontecer o reganho do peso perdido. Isso acontece em resposta aos hormônios reguladores da fome, que tentam reequilibrar o corpo, trazendo-o para seu estado anterior. A grelina, conhecida como o “hormônio da fome”, desempenha um papel fundamental nesse processo, pois é um forte sinalizador para o cérebro saber quando comer. Seus níveis aumentam em dieta restritiva, aumentando a fome e dificultando o emagrecimento.
É um hormônio produzido principalmente pelas células do estômago e do pâncreas, que é secretado quando o estômago está vazio. Ele entra na corrente sanguínea e afeta uma parte do cérebro conhecida como hipotálamo, que governa seus hormônios e apetite. A principal função da grelina é aumentar o apetite. Fazendo o corpo consumir mais alimentos, ingerindo mais calorias e armazenando essa energia entra sob a forma de gordura. A grelina afeta seu ciclo de sono/vigília, o comportamento de busca de recompensas, altera a percepção do paladar e interfere no metabolismo de carboidratos. Quanto mais altos seus níveis, mais faminto você fica. Quanto mais baixos os níveis, mais satisfeito seu corpo se sente. Na busca pelo emagrecimento saudável, diminuir os níveis de grelina pode ser extremamente benéfico. Os níveis de grelina geralmente aumentam antes de uma refeição, diminuindo logo depois, quando o estômago está cheio. Esta é uma resposta de proteção a sensação de fome. Durante uma dieta restritiva, o apetite aumenta, e os níveis de leptina “hormônio da plenitude” diminuem. A taxa metabólica também tende a diminuir significativamente, especialmente quando você restringe as calorias por longos períodos de tempo. Essas adaptações podem dificultar significativamente o emagrecimento.
Existem algumas práticas para ajudar a manter níveis hormonais saudáveis:
● Evite extremos de peso. Obesidade e anorexia afetam diretamente a grelina;
● Priorize o sono. Dormir mal aumenta a fome e sobe os níveis de grelina.
● Aumentar a massa muscular. Quantidades mais altas de massa magra diminuem esse hormônio.
● Coma mais proteína. Dietas ricas em proteínas aumentam a saciedade e reduzem a fome.
● Mantenha um peso estável. Dietas “ioiô” afetam o bom funcionamento dos hormônios.
Se você quer envelhecer com saúde, antes de mais nada é importante prestar atenção na forma como você seu corpo funciona, e também como a comida está influenciando no seu sistema endócrino.
#tmj
Referências
● Eguchi, Ricardo et al. Efeitos do exercício crônico sobre a concentração circulante da leptina e grelina em ratos com obesidade induzida por dieta. Revista Brasileira de Medicina do Esporte [online]. 2008, v. 14, n. 3
Artigos populares
O segredo do meu emagrecimento é o NEAT!
Por Coach Montanha em 16/10/2022
O que fazer para ter um envelhecimento saudável
Por Coach Montanha em 06/10/2022
Balança: A Máquina Maligna da Indústria Fitness
Por Coach Montanha em 09/09/2022
Será que a fadiga mental influencia a performance?
Por Coach Montanha em 07/10/2022
Alguns benefícios do Jejum Intermitente.
Por Coach Montanha em 29/09/2022
Quer emagrecer muito rápido? Invista no EPOC!
Por Coach Montanha em 29/08/2022
Criado com ©systeme.io
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.