O elemento intensidade

Você tem sentindo como se todo o esforço que você investe em atingir mudanças no seu corpo simplesmente não está resultando nisso?

Hoje você se arrasta até a academia, corre na esteira, se martiriza utilizando barras, halteres ou máquinas medievais de tortura. Isso parece funcionar? Você tem percebido uma redução maior na gordura corporal, aumento da massa magra ou você tem se sentido mais forte ddo que já se sentiu nos últimos anos?

Quão intensamente você se exercita, é o maior determinante do seu sucesso. Se você está treinando intensamente, então você irá, sem dúvida, obter algumas melhorias significativas em sua aparência física, sua força, e no modo como você se sente. O problema é que a maioria das pessoas confunde o "quão intenso", com "quanto de tempo" eles estão treinando, através do volume de trabalho que eles estão executando.

Só porque você for para a academia 6 dias por semana durante uma hora, não irá necessariamente significar que você está treinando com intensidade. De fato se você treinar todo esse tempo, ou algo próximo disso, você provavelmente não poderá, de modo algum, estar treinando com toda a intensidade possível.

Intensidade é o percentual de esforço muscular voluntário possível de ser aplicado em um dado momento. Basicamente, intensidade se refere ao quão árduo um exercício é em qualquer instante durante uma série.

O problema é que só é possível medir o percentual individual de intensidade de esforço em duas situações: ou quando o nível de esforço é zero ou quando se está aplicando o esforço máximo possível. Não existe meio termo, ou 0% ou 100%. A intensidade será máxima quando se alança a falha muscular momentânea. Ou seja, quando outra repetição não puder ser completada em sua amplitude completa e com boa técnica, apesar de todo o esforço físico e mental que o indivíduo aplica.

É importante salientar que não é possível determinar quanta intensidade é, de fato, necessária para estimular ganhos em tamanho muscular e força. É possível que algum percentual de esforço, como 87% ou 92%, ou quem sabe 75%, possa ser suficiente para estimular o desenvolvimento muscular. Porém, não existe nenhum forma de aferir esse porcentual com exatidão, então, o único meio que resta de assegurar que as necessidades adequadas para estimular o músculo foram satisfeitas, é treinar até que você alcance a falha muscular momentânea, alcançando assim 100% de esforço.

Acumular exercícios ou séries extenuantes determina o quanto exigente é a sua sessão de treino como um todo e se isso será ou não será efetivo em termos de estimular ganhos em tamanho muscular e força. Por outro lado, se você predeterminar antes do seu treinamento que você terá que completar um certo número de séries e exercícios, ou mesmo treinar por uma certa quantia de tempo, em vez de focar em quão intensamente você precisará treinar, a probabilidade é a de que você apenas treinará com a intensidade suficiente completar a quantidade predeterminada dos exercícios, e não visando extrair o máximo possível de cada um deles.

Um programa de treinamento bem projetado deve considerar primeiramente as necessidades do indivíduo, e logo depois, focar no principal elemento do treinamento, que é a intensidade. Só depois de estabelecer a intensidade treinamento necessária é que deverá ser determinado o volume adequado de treinamento (quantos exercícios) e a frequência (o número de sessões).

Existem indivíduos que não são capazes de treinar com 100% de intensidade, e outros que não devem, por causa de várias doenças físicas ou riscos para a saúde, e está tudo ok com isso. Porém, até mesmo para estas pessoas, a intensidade do treinamento ainda é o principal elemento na construção de um programa assertivo de exercícios, a partir do qual, o volume de treinamento e a freqüência deverão ser prescritos adequadamente.

#tmj

Deixe seu comentário aqui!

is loading comments...

Artigos populares

O segredo do meu emagrecimento é o NEAT!

Por Coach Montanha em 16/10/2022

O que fazer para ter um envelhecimento saudável

Por Coach Montanha em 06/10/2022

Alguns benefícios do Jejum Intermitente.

Por Coach Montanha em 29/09/2022

Quer emagrecer muito rápido? Invista no EPOC!

Por Coach Montanha em 29/08/2022

Sobre este blog

Esse blog tem como objetivo ser um grande arquivo dos meus artigos. Aqui você encontrará tanto artigos de opinião quanto artigos baseados em livros e pesquisas. Espero que você goste e volte mais vezes.

Grande abraço!

NEWSLETTER

Quer receber nossos artigos sempre que forem postados? Coloque o seu email aqui!

Criado com ©systeme.io

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.