
A relação entre dor nas articulações e o clima ainda é incerta, mas há evidências de que as mudanças na pressão barométrica podem desencadear essas sensações. O efeito da pressão do ar na expansão dos tecidos ao redor das articulações é apontado como possível causa da dor.
Outra causa das dores nas articulações relacionadas ao clima é a diminuição da circulação sanguínea que ocorre em dias mais frios, para manter a temperatura corporal. Isso também leva a uma diminuição na circulação dos músculos, agravando as dores musculares devido ao aumento do tempo de contração muscular.
A dor nas articulações relacionada ao clima também pode ser agravada por hábitos diários, como passar muito tempo sentado em dias frios e úmidos. O medo de sentir dor também pode aumentar a sensibilidade à dor. Para evitar essas dores, é importante manter uma rotina regular de exercícios e alongamentos.
Como aliviar o desconforto e ter mais disposição durante o frio?
Para evitar essas dores nas articulações relacionadas ao clima, é importante manter o corpo aquecido. O ideal é usar roupas adequadas, cobrindo as extremidades do corpo, como os pés, punhos, mãos, pescoço e cabeça, mesmo no verão.
É importante também fazer alongamentos, especialmente logo após acordar, pois isso ajuda a despertar o corpo e evita dores e contrações musculares. Além disso, os alongamentos ajudam a manter as articulações lubrificadas.
A fisioterapia é uma opção para aliviar as dores nas articulações relacionadas ao clima. Ela pode ajudar a tratar fraturas antigas que voltam a doer com temperaturas baixas. Além disso, é eficaz para pessoas com doenças ósseas degenerativas.
Outra forma é usar massagens, que são uma forma eficaz de aliviar essas dores. Elas ajudam a melhorar a circulação e aliviar a tensão em músculos enrijecidos.
É possível utilizar bolsas de água quente, o aumento da temperatura pode proporcionar alívio imediato para dores musculares, sequelas de fraturas ou desconfortos causados por artrose, artrite e fibromialgia. A recomendação é aplicar calor no local da dor para estimular a circulação e relaxar os músculos. Nas dores crônicas sem edema, usar compressas quentes ajuda bastante, já nas dores agudas com edema, se deve fazer uma compressa fria ou aliar a fria e quente, entre 20 e 30 minutos.
Referências
● https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0049017205800022
● https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD004522/abstract
● https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6669258/
● https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CNTC/article/view/1837
● https://periodicos.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/4598
Artigos populares
Criado com © systeme.io
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.