O ambiente ao nosso redor molda nossos hábitos e comportamentos de maneiras que poucas vezes percebemos.
De padrões de consumo a problemas de saúde, pequenas mudanças no que vemos e experienciamos todos os dias podem ter um grande impacto em nossas vidas.
O poder do ambiente visual
Nossos cérebros são projetados para priorizar informações visuais acima de todos os outros sentidos. Estudos estimam que até 50% dos recursos cerebrais são dedicados à visão. Por isso, o que vemos tem uma influência desproporcional sobre nossas ações.
Se um prato de biscoitos está bem à vista na bancada da cozinha, é muito mais provável que você pegue e coma vários sem pensar muito. Da mesma forma, se livros e outros materiais de estudo estão escondidos longe da vista, é menos provável que você reserve um tempo para ler.
É por isso que lojas e supermercados posicionam produtos caros e chamativos na altura dos olhos. Eles sabem que seremos mais propensos a comprá-los simplesmente por estarem tão evidentes.
O efeito do design ambiental
O campo do design ambiental estuda como nosso ambiente construído afeta comportamentos. Pequenos detalhes na forma como espaços são projetados podem causar grandes mudanças nos hábitos das pessoas que os utilizam.
Um excelente exemplo vem de um hospital em Boston. A Dra. Ensor queria encorajar pacientes e funcionários a escolherem mais água e menos refrigerante. Então ela simplesmente reposicionou as máquinas de venda para que a água ficasse na frente e mais visível.
Em apenas 3 meses, as vendas de refrigerante caíram 11% enquanto as de água subiram quase 26%. Nenhuma motivação ou esforço de vontade foi necessário, apenas essa simples alteração ambiental.
O poder dos estímulos visuais
Comportamentos e hábitos são frequentemente desencadeados por “estímulos” no ambiente. Por exemplo, ver alguém fumando pode ativar o desejo de fumar em um ex-fumante.
Infelizmente, a maioria dos ambientes não possuem estímulos visuais para nos lembrar de hábitos saudáveis. Se as vitaminas estão guardadas dentro de um armário, é fácil esquecer de tomá-las.
Felizmente, podemos intencionalmente preencher nosso ambiente com esses “estímulos” benéficos. Deixar uma garrafa d’água na mesa de trabalho, colocar o tênis de corrida próximo à porta e manter livros à vista na sala são exemplos simples, mas poderosos.
O contexto importa
Além de estímulos isolados, o contexto geral de um ambiente conta muito. Nosso cérebro associa fortemente hábitos e comportamentos a contextos específicos.
Por isso, pode ser difícil adormecer cedo se estamos acostumados a assistir TV na cama antes de dormir. Da mesma forma, é tentador verificar e-mails constantemente se estamos tentando trabalhar no mesmo espaço onde costumamos nos divertir.
Separar ambientes por contexto e propósito é essencial. Ter um canto somente para dormir, outro apenas para trabalhar, e assim por diante, facilita a formação de bons hábitos.
A importância de criar rituais
Uma poderosa maneira de se beneficiar do poder do ambiente é criando pequenos "rituais" associados a diferentes locais.
Por exemplo, fazer um Smoothie saudável todas as manhãs na cozinha ou meditar por alguns minutos ao chegar no escritório. Com o tempo, apenas estar nesses ambientes ativará o hábito desejado.
Os rituais também servem como uma transição mental entre contextos, ajudando-nos a entrar no “modo” certo. Assim, ficamos menos suscetíveis a comportamentos indesejados que podem surgir.
Dicas para moldar seu ambiente
Aqui estão algumas dicas simples, mas poderosas, para moldar seu ambiente físico e digital a seu favor:
● Mantenha frutas e snacks saudáveis sempre visíveis na cozinha
● Beba mais água colocando garrafas em todos os cômodos
● Leia mais livros mantendo-os em lugares de destaque
● Pratique um instrumento musical deixando-o sempre acessível
● Faça exercícios colocando seu tênis perto da porta
● Durma melhor removendo TVs e celulares do quarto
● Foque mais usando seu computador apenas para trabalho
● Evite distrações colocando seu celular em outro cômodo enquanto trabalha
Conclusão
O ambiente e os estímulos visuais ao nosso redor afetam profundamente nossos hábitos e comportamentos, muitas vezes sem nem percebermos.
Ao moldar intencionalmente seu ambiente físico e digital, você pode criar mudanças positivas duradouras com muito menos esforço.
Você quer atingir seus objetivos, mas luta para criar hábitos eficazes? Não se preocupe, não é culpa sua. O problema está no sistema que você usa, não em você. James Clear, renomado especialista em hábitos, revela o método infalível que vai mudar sua vida.
No livro Hábitos Atômicos, James Clear simplifica a complexidade dos hábitos, baseando-se em ciência comprovada de biologia, psicologia e neurociência. Com suas estratégias, você fará bons hábitos se tornarem inevitáveis e os maus, impossíveis.
Clique no botão abaixo e adquira o livro Hábitos Atômicos, agora!
Artigos populares
O segredo do meu emagrecimento é o NEAT!
Por Coach Montanha em 16/10/2022
O que fazer para ter um envelhecimento saudável
Por Coach Montanha em 06/10/2022
Balança: A Máquina Maligna da Indústria Fitness
Por Coach Montanha em 09/09/2022
Será que a fadiga mental influencia a performance?
Por Coach Montanha em 07/10/2022
Alguns benefícios do Jejum Intermitente.
Por Coach Montanha em 29/09/2022
Quer emagrecer muito rápido? Invista no EPOC!
Por Coach Montanha em 29/08/2022
Criado com ©systeme.io
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.