ARTIGO 157 - Cadência de Treino: O que a ciência diz sobre um treino de resultados?

A cadência de treino, também conhecida como tempo sob tensão, é uma ferramenta de programação que permite ao treinador alterar e direcionar resultados específicos no programa de um atleta.

Ao dominar o uso da cadência, o treinador pode trabalhar a posição e mecânica do atleta, progressão de movimento, metabolismo, controle e força absoluta. É fundamental para o sucesso de um treinador que ele entenda como usar a cadência de forma efetiva.

O que é cadência de treino?

A cadência de treino refere-se à velocidade com que um exercício é realizado. Ela indica quanto tempo o músculo permanece sob tensão nas fases isométrica, excêntrica e concêntrica do exercício.

Manipular a cadência pode mudar completamente a intenção do programa de treinamento. Portanto, é de extrema importância que você entenda bem esse conceito. A cadência faz parte da fundação de como os treinadores escrevem programas.

Os 3 tipos de contração muscular

Para entender como escrever uma prescrição de cadência, você precisa conhecer os diferentes tipos de contração muscular:

Isométrica: aplicação de força ao músculo em que o ângulo articular e o comprimento do músculo não mudam durante a contração. Ex: fundo e topo do agachamento, prancha de estabilização, etc.

Excêntrica: contração onde o músculo se alonga sob tensão devido à força oposta ser maior do que a força gerada pelo músculo. Ex: fase de descida do agachamento.

Concêntrica: contração onde o músculo encurta gerando uma força maior do que a carga externa. Ex: fase de subida do agachamento.

Como escrever e ler a cadência em um programa de exercícios

Agora que entendemos as definições das várias contrações, vamos ver como escrever uma cadência. A cadência sempre deve ser escrita como uma prescrição de 4 dígitos, como no exemplo:

@4020

Vamos decompor:

1º dígito: representa a duração da fase excêntrica (alongamento muscular)

2º dígito: representa a duração da fase isométrica inferior

3º dígito: representa a duração da fase concêntrica (contração muscular)

4º dígito: representa a duração da fase isométrica superior

A forma como a cadência é escrita altera a intenção da série. Existem 4 categorias principais de intenção que mudam a depender da cadência:

Posição/Mecânica: ao desacelerar o movimento, você força o atleta a desenvolver consciência do que o corpo está fazendo e do que deveria estar fazendo em cada contração muscular.

Metabólica: ao aumentar o tempo total sob tensão, aumenta-se o trabalho requerido, o que por sua vez aumenta a demanda metabólica da contração.

Progressão: pode-se manter a mesma cadência para o movimento e gradualmente diminuir o tempo sob tensão nas séries para forçar progressão de peso e avanço.

Controle: a cadência exige que o atleta utilize todos os músculos para atender às demandas da cadência prescrita. Isso força o atleta a permanecer no controle e desenvolver músculos para manter esse controle.

Como usar a cadência de treino

A cadência desempenha um papel fundamental no sucesso e efetividade de um programa individualizado. No entanto, muito mais do que apenas a cadência compõe a elaboração de um programa individualizado.

Quero apresentar alguns exemplos de movimentos e de suas cadências. Não são um mandamento, pois é possível alterar o tempo de execução de acordo com cada programa. Vamos aos exemplos:

Agachamento com cadência @4121

Essa cadência lenta e controlada é ótima para atletas que estão tentando aprimorar a forma e se conectar com a mente-músculo durante o agachamento e com isso alcançar uma maior hipetrofia dos quadríceps.

Realize o agachamento na posição padrão: respire fundo para firmar o core e abaixe lentamente até a parte inferior da amplitude por uma contagem de 4 segundos. Pause por 1 segundo na parte inferior, depois suba para a posição inicial em uma contagem de 2 segundos. Pause por 1 segundo no topo e repita. Faça 3 séries de 8 a 10 repetições.

Rosca Zottman com cadência @2020

A rosca Zottman é um dos meus exercícios favoritos para braços, seja como exercício principal ou para finalizar o treino. A rosca Zottman trabalha bíceps e antebraços, e adicionar uma cadência a torn ainda mais intensa.

Para realiza a rosca Zottman, fique de pé, cotovelos colados ao corpo, segurando halteres com pegada supinada (palmas viradas para cima), essa é a posição inicial. Contraia os bíceps e levante os pesos em direção aos ombros por 2 segundos. Rode os pulsos 180° para uma pegada pronada (palmas viradas para fora), essa é a posição final. Abaixe os pesos de volta às coxas por 2 segundos, depois rode os pulsos de volta para a pegada supinada, reiniciando o movimento. Faça 4 séries de 6 a 8 repetições.

Flexões com cadência @2020

As flexões são frequentemente subestimadas pela simplicidade, mas são um teste clássico de força. Elas se adaptam bem a diversas cadências.

Para esta cadência @2020, fique em posição de flexão padrão, com os pés na largura dos quadris e as mãos ao nível do peito, pouco mais afastadas que a largura dos ombros (a coluna e os cotovelos devem formar uma seta e não um “T”). Estenda os braços para começar na posição de prancha alta. Dobre os cotovelos e abaixe o peito por 2 segundos até encostar no chão.

Sem nenhum intervalo de descanso embaixo, estenda imediatamente os braços e suba para a posição inicial por uma contagem de 2 segundos. Repita sem parar em cima. Faça 4 séries de 6 a 8 repetições.

A importância de variar a cadência ao longo do tempo

Assim como qualquer outra variável de treino, seu corpo se adapta a esquemas repetitivos de cadência. Portanto, é importante variar as prescrições de cadência ao longo do tempo em um programa de treino de força.

Um bom objetivo é aumentar o tempo da fase excêntrica, mas também progredir para pausas isométricas ao final das fases excêntrica ou concêntrica.

Sabendo disso, a cadência de treino pode transformar completamente a intenção de um exercício e é uma ferramenta poderosa nas mãos de um treinador experiente. Ela permite trabalhar especificamente diferentes qualidades físicas e técnicas do atleta.

Dominar o uso da cadência é fundamental para programas de treino de sucesso!


A nova edição do livro Fundamentos do Treinamento de Força Muscular dos renomados Fleck e Kraemer é uma leitura imprescindível para quem deseja desenvolver programas de treinamento personalizados.

Essa obra serve como um guia completo para projetar programas de treinamento de resistência com base em evidências científicas.

Fleck e Kraemer oferecem orientações sobre como criar programas de treinamento de resistência com base em pesquisas científicas atualizadas. Além disso, eles demonstram como adaptar e personalizar esses programas para atender às necessidades de populações especiais e como aplicar os princípios de design de programas em situações do mundo real.

O livro Fundamentos do Treinamento de Força Muscular é uma ferramenta valiosa para treinadores, atletas e entusiastas do condicionamento físico que desejam aprofundar seu conhecimento no treinamento de força muscular e desenvolver programas eficazes.

Com ele, você terá as informações necessárias para maximizar os resultados de seus treinos e alcançar seus objetivos de forma mais eficaz.


Deixe seu comentário aqui!

is loading comments...

Artigos populares

O segredo do meu emagrecimento é o NEAT!

Por Coach Montanha em 16/10/2022

O que fazer para ter um envelhecimento saudável

Por Coach Montanha em 06/10/2022

Alguns benefícios do Jejum Intermitente.

Por Coach Montanha em 29/09/2022

Quer emagrecer muito rápido? Invista no EPOC!

Por Coach Montanha em 29/08/2022

Sobre este blog

Esse blog tem como objetivo ser um grande arquivo dos meus artigos. Aqui você encontrará tanto artigos de opinião quanto artigos baseados em livros e pesquisas. Espero que você goste e volte mais vezes.

Grande abraço!

NEWSLETTER

Quer receber nossos artigos sempre que forem postados? Coloque o seu email aqui!

Criado com ©systeme.io

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.