Começar e manter uma prática regular de exercícios físicos é muito difícil para a grande maioria das pessoas, isso torna o processo da busca por emagrecimento, saúde e bem-estar um desafio diário.
Ter motivação para treinar com seriedade é bem complicado quando se está sozinho ao longo de todo processo. O aspecto motivacional do treinamento conjunto é um elemento extremamente benéfico quando o assunto é comprometimento, relacionados aos exercícios físicos.
Quais os principais benefícios são esperados numa prática regular de exercícios coletivos? Quais são as formas de treinamento acompanhado? Como os treinos em grupo contribuem para a motivação e alta performance dos indivíduos envolvidos?
Juntos, vamos mais longe.
Manter uma rotina regular de treinos, de uma forma geral, não é uma tarefa fácil, principalmente quando se tem um dia a dia caótico e apressado, que leva a um ciclo vicioso que prejudica a saúde física e mental.
Toda a comodidade disponibilizada pela modernidade (carros, iFood,, smartphones, videogames, etc.), trazem cada vez mais problemas, como o sedentarismo, as crises de ansiedade e doença da obesidade. As benesses do conforto tecnológico atual proporciona o humano moderno a quase ausência de movimentos, interferindo diretamente nos marcadores de saúde. Praticar exercícios regularmente é fundamental para quebrar esse ciclo.
Seu grupo, sua tribo.
Fazer parte de um grupo, seja de amigos da faculdade, trabalho, clube ou outro meio social, promove um senso de pertencimento que é absurdamente decisivo para o sucesso de qualquer atividade. O treinamento em grupo tem a capacidade de trazer à tona não só conexões físicas, mas, principalmente, mentais e emocionais.
Atividades físicas realizadas em grupo permitem que os estados emocionais dos participantes sejam compartilhadas através de interações sociais, resultando em um “contágio emocional” cada vez mais forte. É esse tipo de contágio que favorece a cooperação mútua enter os participantes, a melhora na autoestima e a consciência acerca da eficácia da modalidade coletiva escolhida.
Essas interações coletivas, provocam nos indivíduos participantes um comportamento do tipo mimético, pois estimula a cópia dos padrões dos outros membros do grupo.
Isso acontece principalmente quando o que indivíduo que imita busca obter resultados similares ao parceiro imitado, seja o mesmo tipo físico ou a energia emocional para lidar com os treinos mais difíceis. Por isso, treinar acompanhado ou em grupo permite que o participante se energize a partir das ações de quem o está acompanhando.
Modalidades de treinamento coletivo.
Quando se fala em treinar em grupo, é comum pensar em grupos como o do pedal, da corrida, do futebol, etc. Na realidade, podemos considerar também um grupo aqueles que são formados por duas ou três pessoas.
O treinamento abre portas para a interação social. Com isso em vista, as chances de uma pessoa obter benefícios a sua saúde física e mental a partir desse tipo de interação são bem altas. Hoje em dia é muito comum o modelo de treino acompanhado por um personal trainer. O personal trainer tem a função de trabalhar tanto o físico de seus alunos, como os seus desejos , anseios e expectativas, que variam de pessoa para pessoa.
Uma outra forma de treinar acompanhado, porém em conjunto é participar de grupos de treino, onde várias pessoas são acompanhadas por um ou mais treinadores, seja para praticar musculação, treinamento funcional ou as mais diversas modalidades coletivas, como corrida, natação, vôlei etc. Nessa modalidade o treinador orienta o alongamento, o aquecimento geral e a realização da atividade específica.
Parceiros de treino de uma mesma aula coletiva podem socializar, interagir ou até desenvolver laços de amizade. Assim, essa inter-relação é crucial para cada um pela conexão coletiva, que traz mais autoestima, motivação e a melhoria do desempenho.
Por fim, temos os grupos formados por amigos ou parentes (duas ou três pessoas no máximo), que se reúnem para compartilhar a mesma planilha de treinamento.

Motivação para a Alta Performance
A evolução da raça humana só aconteceu como aconteceu devido a nossa capacidade de nos organizarmos em grupos. Esse comportamento aconteceu de forma intuitiva, através da percepção de que era mais fácil alcançar objetivos atuando de uma forma coordenada. As caçadas passaram a acontecer em grupo, os deslocamentos passaram a acontecer em pequenos agrupamentos até a formação de pequenas comunidades, tudo isso na busca pela sobrevivência.
Exercícios coletivos permitem que uma sincronia emocional se desenvolva entre os membros, aumentando a identificação como parte de um grupo maior, desenvolvendo e fortalecendo laços de união.
Embora essa integração do grupo seja um fator muito benéfico para os participantes, são as atitudes individuais como comprometimento, organização e disciplina que precisam se destacar a fim de que cada pessoa ofereça o seu melhor nessas atividades coletivas.
Cabe a cada indivíduo, modificar sua rotina e hábitos sedentários, inclusos exercícios diários e alimentação equilibrada a fim de que a qualidade de vida seja realçada, por mais que o ambiente externo muitas vezes atrapalhe. Esse comportamento individual leva o grupo inteiro ao alto desempenho.
A motivação para a alta performance surge a partir da autodeterminação, ou seja, da capacidade e força interna de um indivíduo quanto às suas ações em busca de algum objetivo. Podendo desenvolver novas habilidades, criar e fortalecer vínculos interpessoais e se perceber numa conexão de experiências internas e externas.
O poder da soma das partes!
Não tem como negar, a evidências mostram que o treinamento realizado acompanhado, seja em um grupo ou apenas com o seu companheiro de trabalho, é eficaz tanto para o desenvolvimento mental quanto corporal, pois proporciona conexão e identificação, enquanto desencadeia sentimentos positivos e motivacionais em cada um dos participantes.
Modalidades coletivas que envolvem um senso de competição e adrenalina, são capazes de estimular os participantes a alcançarem maiores resultados do que aqueles que poderiam encontrar treinando sozinhos.
Esse mindset é o ponto inicial para implementar mudanças de comportamento cada vez mais sólidas.
#tmj

O CTH 2.0 está com vagas abertas para novos alunos. Se você tem interesse em aproveitar todos os benefícios do treinamento coletivo, a hora é essa. Conheça nossas modalidades (Treinamento Híbrido, Kettlebell Fitness, Kettlebell Sport e Levantamento de Pesos), marque a sua aula experimental e faça a sua matrícula.
Venha treinar comigo!
Artigos populares
O segredo do meu emagrecimento é o NEAT!
Por Coach Montanha em 16/10/2022
O que fazer para ter um envelhecimento saudável
Por Coach Montanha em 06/10/2022
Balança: A Máquina Maligna da Indústria Fitness
Por Coach Montanha em 09/09/2022
Será que a fadiga mental influencia a performance?
Por Coach Montanha em 07/10/2022
Alguns benefícios do Jejum Intermitente.
Por Coach Montanha em 29/09/2022
Quer emagrecer muito rápido? Invista no EPOC!
Por Coach Montanha em 29/08/2022
Criado com ©systeme.io
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Autem dolore, alias, numquam enim ab voluptate id quam harum ducimus cupiditate similique quisquam et deserunt, recusandae.